A Importância de um arquiteto

O trabalho do arquiteto consiste em muito mais do que desenvolver um projeto bacana e com estetica impecavel. O arquiteto trabalha em atender os sonhos, anseios e necessidades do seu cliente em  erguer sua moradia, ou seu local de trabalho, em espaços que sejam sentidos e se interajam  com as características do cliente deixando o projeto com a sua "cara".
Toda essa sensibilidade também deverá ser sentida pelos projetos técnicos como a implantação do projeto no terreno, tirando partido da topografia minimizando o corte e aterro do terreno, assim como a insolação localizando o projeto de maneira correta minimizando o uso de ar condicionado e deixando o ambiente fresco.
O projeto deve ter seu programa pré-estabelecido, assim o profissional poderá organizar e distribuir os espaços que atendam seu programa. Serão definidos com o desenvolvimento do projeto arquitetônico elementos internos e externos, como o layout do mobiliário (disposição de móveis e equipamentos), pontos de elétrica (tomadas, interruptores) para que tudo possa ser organizado e iluminado de maneira correta, as melhores cores/texturas, os inúmeros tipos de materiais de acabamento, as esquadrias, a cobertura, enfim, tudo aquilo que torne o espaço cada vez mais significante e emocional para o cliente.
Devemos nos preocupar também com o entorno, tudo aquilo que circunda o local, buscando o destaque sem opressão, pois uma obra sempre gera certo impacto na paisagem e acaba sendo um indutor de transformação onde estão inseridas. Do ponto de vista da cidade – urbanismo – a arquitetura deve pretender um diálogo intenso com este meio, planejando e implantando soluções que estimulem qualitativamente a vida urbana.

É também parte deste processo a própria obra, sua construção. O projeto arquitetônico precisa estar bem detalhado para sua perfeita compreensão e que a obra seja acompanhada por profissionais (arquitetos ou engenheiros), para que a execução transcorra normalmente, sem maiores imprevistos.Como u manual para a obra. O acompanhamento e mesmo a administração da obra, embora possam parecer, à primeira vista, um custo desnecessário, podem evitar muitos problemas e gastos futuros, já que a materialização propriamente dita do sonho requer tempo, disponibilidade e conhecimentos.
Contratar um profissional reduz em ate 30% o valor da obra.








Algumas plantas que foram apresentadas ao cliente, nao coloquei todas as plantas devido o projeto ser muito extenso. Planta baixa, fachada e projeto lay-out da cozinha.

Eloisa Mondi

Comentários