High Line


High Line - New York

Essa semana estava lembrando o meu trabalho de graduação o TFG o meu tema foi desenvolvimento sustentável..hoje muito estudado e aplicado, mas quando me formei o tema não estava tão em alta assim...mas mesmo assim resolvi estudar o tema e aplica-lo em meu trabalho...minha orientadora Danila me incentivou bastante...a área do meu trabalho foi na área de recarga do Aquífero Guarani em Ribeirão Preto (arredores do jd. Interlagos) muitíssimo importante não só para nossa cidade...e vendo esse projeto do parque elevado de new York me lembrei ainda mais dele...claro que sem a pretensão de compara-lo, pois meu projeto era um estudo, mas foi aplicado nele algumas coisas semelhantes, o traçado era todo elevado... tinha equipamentos com design contemporâneo, contemplação da cidade entre outros....Espero conhece-lo em breve...

O parque, inaugurado em 2009, foi feito sobre uma elevada ferrovia construída nos anos 1930 em Manhattan West Side. A High Line foi projetada para diminuir os acidentes entre os comboios de mercadoria e o tráfego intenso de Manhattan melhorando a cidade até década de 80, quando foi desativada.
A Amigos da High Line, uma comunidade sem fins lucrativos, foi formada em 1999 quando a estrutura histórica da ferrovia estava sob ameaça de demolição. A causa ganhou apoio da cidade em 2002 e após um concurso publico, a equipe de paisagismo selecionada para desenvolver o projeto de recuperação do parque foi a James Corner Field Operations, em parceria com a Diller Scofidio Renfro.
O projeto manteve os trilhos do trem como parte integrante dos jardins, de forma que ao andar pelo parque conseguimos observá-los nos canteiros de plantio inspirado nas espécies que cresceram durante os 25 anos em que a ferrovia ficou parada. O design contemporâneo se faz presente nas peças de mobiliário, no desenho dos canteiros, no pensamento sustentável.

A segunda parte do projeto High Line Park localizado no Meatpacking District, acaba de ser inaugurada e completa 2/3 dos 22 quarteirões da região oeste de Manhattan que o parque atravessa. O partido arquitetônico continua o mesmo, claro! Mas ao contrário da área inaugurada em 2009, esta nova conta com um gramado e uma plataforma a 2,5m de altura acima do piso do parque!


 
 
 
 
 
 


Eloisa Mondi

Comentários